Campanha Salarial 2025|2026 - Sindmuni reforça demanda por reajuste salarial dos servidores
- Redação Sindmuni
- 28 de fev.
- 2 min de leitura
Após sucessivos adiamentos, sindicato concede último prazo para negociação antes de tomar medidas mais firmes
Seguindo seu calendário de atividades, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Rio Claro (Sindmuni) iniciou, já na primeira semana de janeiro, os trabalhos do Acordo Coletivo para o reajuste salarial da categoria, cuja data-base é 1º de fevereiro. No dia 6 de janeiro, além de divulgar o edital de convocação das assembleias, a entidade também protocolou um ofício solicitando a abertura das negociações com a prefeitura municipal.
O presidente do Sindmuni, Carlos Alberto do Monte, o Zão, explica que o primeiro passo do processo é a realização de assembleias com os servidores e o início das tratativas com o governo municipal. “Sempre buscamos ouvir as demandas do funcionalismo. Além do reajuste, esse é o momento de avaliar outras reivindicações que garantam o reconhecimento e a valorização da categoria. A abertura das negociações com o Executivo serve exatamente para levar essas pautas à mesa e buscar um acordo justo”, destacou.
Entre os dias 6 e 20 de janeiro, assembleias setorizadas foram realizadas em diversos departamentos. No entanto, no dia 20, data prevista para o início das conversas com a prefeitura, o Sindmuni recebeu um documento solicitando um prazo adicional de 40 dias para que o governo municipal pudesse apresentar uma proposta. "Com esse prazo extra, o reajuste deveria ser definido até 1º de março, garantindo a retroatividade da data-base de 1º de fevereiro", explicou Zão.
Agora, às vésperas do fim desse prazo, a prefeitura enviou um novo documento, assinado pelo secretário municipal de Administração, Rogério Marchetti, solicitando mais 10 dias úteis a partir de 1º de março. A gestão municipal se comprometeu a apresentar uma proposta até 18 de março.
“O nosso compromisso é com a valorização do servidor público. Infelizmente, dependemos que a prefeitura avalie os índices e proponha um percentual que reflita essa valorização de maneira real, sem se limitar ao discurso. Estamos contando esse prazo, que será o último concedido pelo sindicato, e estamos prontos para tomar as medidas necessárias para que o acordo seja finalizado ainda em março, com retroatividade a fevereiro”, afirmou o presidente do Sindmuni.
Todas as atualizações da Campanha Salarial estão sendo divulgadas nas redes sociais do sindicato. A orientação é para que os servidores acompanhem as informações pelo Instagram (@sindmunirioclaro) e pelo Facebook (@sindmuni).

Comments